frase

Blog onde os pais, professores, psicopedagogos, supervisores escolares podem se identificar e buscar apoio e informação

Maiores informações:
vdmzip@hotmail.com / vdmzip@yahoo.com.br

sábado, 24 de outubro de 2009

Como a Programação Neurolinguística pode ser aplicada na área de educação? Na prática, quais benefícios traz para alunos e professores?

A PNL é um modelo que ajuda o indivíduo a entender melhor como o ser humano pensa, age e se comunica. Por isso, com o objetivo de ampliar competências em atividades de ensino e aprendizagem, através da utilização das técnicas da PNL, o curso PNL aplicada ao ensino e aprendizagem para educadores e profissionais de treinamento chega pela primeira vez ao Rio de Janeiro.


O conhecimento e a prática da Programação Neurolingüística em sala de aula são fundamentais. Isso porque modifica a relação do professor com ele mesmo, com o aluno, com o conteúdo a ser transmitido e libera a capacidade de auto-aprendizagem do estudante.


A programação Neurolingüística tem como objetivo explicar como o cérebro e a mente funcionam, isto é, como criamos os nossos pensamentos, sentimentos, estados emocionais e comportamentos. 


Essas explicações ajudam a alterar alguns comportamentos, para que se tornem mais adequados, de acordo com o que desejamos realizar. Essa é a primeira aprendizagem que o programa passa. Porque ao conhecer como os pensamentos são criados e, aprender que eles influenciam o estado emocional e o comportamento das pessoas, começamos a ter recursos para trabalhar a alteração de comportamentos. Dessa forma, vamos produzindo comportamentos mais assertivos, que permitam o alcance das nossas metas.No contexto escolar, o professor, quando organiza esse conhecimento, passa a ter melhor atuação em sala de aula. 







Com isso, ele tem a possibilidade de estabelecer uma comunicação mais eficaz com os alunos. Porque, quando se tem conhecimento e passa-se a ter um autoconhecimento, as pessoas começam a gerenciar melhor seus comportamentos e suas emoções. Esse é o grande diferencial e a importância de se ter um conhecimento neurolingüístico.




Nenhum comentário: