frase

Blog onde os pais, professores, psicopedagogos, supervisores escolares podem se identificar e buscar apoio e informação

Maiores informações:
vdmzip@hotmail.com / vdmzip@yahoo.com.br

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Uso de overlay ou lâminas de sobreposição ajudam os portadores de síndrome de irlen

Hoje o método Irlen de tratamento vem sendo utilizado em quarenta e dois países e em mais de quatro mil instituições de ensino.

Nos Estados Unidos uma resolução adotada em Julho de 2009, durante a Assembléia Geral de NEA – National Education Association, que agrega aproximadamente 3 milhões de trabalhadores na área da educação foi aprovada a proposta de que todos os seus membros sejam informados sobre a Síndrome de Irlen e seu tratamento. Outros locais aonde os testes já vem sendo aplicados como de rotina são: Austrália e Reino Unido (GUIMARÃES, 2009).



No Brasil, a Síndrome de Irlen é conhecida há apenas a cinco anos através de cursos oferecidos pela Fundação do Hospital de Olhos de Minas Gerais, em módulos teórico-práticos sobre a metodologia de diagnóstico e tratamento. A rede de profissionais capacitados é composta por cerca de 530 profissionais de diversas áreas da saúde e educação. Esses indivíduos capacitados são conhecidos como screeners em 16 estados brasileiros. 

Infelizmente,no Brasil essa síndrome é ainda desconhecida por muitos pais, professores, psicólogos,oftalmologistas, neurologistas, psicopedagogos e outras áreas afins.Como educadora creio que grande parte das crianças não são alfabetizadas ou abandonam a escola exatamente por serem portadores do irlen.

É imprescindível que os políticos brasileiros lutem por esta causa....estaos perdendo crianças brilhantes por falta dos descaso com a educação.


A escola pública precisa de muito apoio e o ideal é que o teste pra detectar a síndrome fosse realizado como o teste do pezinho.Tem que ser obrigatório, na fase da alfabetização quando a criança tem 6 ou 7 anos, idade quando é possível perceber as dificuldades e evit.ar traumas na vida destas crianças.

O overlay ou lâminas de sobreposição é um recurso até de fácil acesso , custa em torno de R$ 30,00 a R$ 40,00, mas precisa do diagnóstico de um screnner (avaliação para constatação de distorções visuais no processo de leitura pela metodologia Irlen). Se este teste  fosse aplicado nas escolas públicas nos anos iniciais seria um grande avanço para o Brasil.



Estima-se que a população afetada pela Síndrome de Irlen se resume em 12-14% da população geral, superdotados e bons leitores; 46% de indivíduos com déficits específicos de aprendizagem e leitura; 33% dos casos de TDA e TDAH, Dislexia e comportamentais e 55% dos indivíduos com traumatismos cranianos, concussões, lesão contragolpe, etc (GUIMARÃES, 2009).

De forma simplificada, a Síndrome de Irlen se manifesta da seguinte forma:
grafico



As lâminas coloridas  ajuda na diminuição da sintomatologia ou em alguns casos sua eliminação completa.O tratamento é feito com as Lâminas Seletivas; estas são colocadas sobre os textos com o objetivo de proporcionar conforto, nitidez, estabilidade e fluência durante a leitura.



Além disso, as lâminas oferecem uma melhora na compreensão, manutenção da atenção à leitura por tempo mais prolongado e na memória a curto e longo prazo. Visa, desta forma, reduzir o stress visual e suas repercussões no processamento cerebral da informação visual causado pela Dislexia de Leitura.


Vale ressaltar  que é necessário um diagnóstico diferencial por profissionais especializados, uma vez que não pode ser detectada através de exames oftalmológicos de rotina, nem por testes padronizados para verificação de dificuldades.


Temos que lutar por está causa....TESTE DA SÍNDROME DE IRLEN TEM QUE SER OBRIGATÓRIO ,POIS estamos perdendo alunos por não conhecer e  tratar a Síndrome de Irlen.

5 comentários:

Unknown disse...

Onde posso adquirir as Overlays? Obrigado!

Martinha lima disse...

Onde comprar?

Unknown disse...

Preciso de fazer teste para sindrome de irlen e não tenho condições de fazer no Vila da Serra

Lucilene Gonçalves Teixeira disse...

Como faco pra comprar as laminas??....

Anônimo disse...

Ola, bom dia, onde consigo comprar essas lâminas? Tem um aluno nosso que precisa muito.