frase

Blog onde os pais, professores, psicopedagogos, supervisores escolares podem se identificar e buscar apoio e informação

Maiores informações:
vdmzip@hotmail.com / vdmzip@yahoo.com.br

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Qual é o tamanho da sua pegada?

Caros alunos,

Avalie a tua pegada ecológica.
Este Teste calcula a tua Pegada Ecológica fazendo uma estimativa da quantidade de recursos necessária para produzir os bens e serviços que consomes e absorver os resíduos que produzes.Acesse o site: http://www.wwf.org.br/wwf_brasil/pegada_ecologica/


Quero que vocês façam uma reflexão quanto ao resultado do cáculo de sua pegada ecológica.Pensem, reflitam e que tal  sensibilizar seus familiares, amigos ou colegas?Converse sobre o assunto com eles, façam juntos o teste da pegada e verifiquem como estão os hábitos de consumo de cada um, imaginando quais seriam as possibilidades comuns para reduzir suas pegadas coletivas.

 Que marcas você quer deixar no planeta? Calcule sua Pegada Ecológica. 

01- Qual foi o resultado do seu teste da pegada ecológica?O que você achou?Precisa mudar os hábitos?Justifique.

02-Quais serão as  mudanças práticas  para ajudar a diminuir a sua Pegada Ecológica?

03-Que tal mobilizar mais pessoas e começar a promover mudanças na sua casa, no trabalho e mesmo na cidade?Como mobilizar mais pessoas?

04- Seu estilo de vida diz tudo,Qual a relação entre o seu cotidiano e o meio ambiente? Você já parou para pensar?

05-Quais as estratégias que você pode usar para ajudar a divulgar a importância da conservação da natureza e o uso sustentável dos recursos naturais pela internet?

06-Que a]tividades humanas têm contribuído para a poluição da atmosfera, solo e água?

07-Quais são os principais contaminantes ambientais?

08-Que impactos provocam os contaminantes nos ecossistemas e na saúde das pessoas?

09- Como tratar os resíduos, convertendo-os em produtos úteis?  



Conto com a participação intensa de todos.Grande abraço!

 




20 comentários:

Bruna S.A 2 ano b disse...

1- 2 planetas ,acho que tenho que me preocupar não só com o preço dos produtos que consumo mas sim também com o impacto que a embalagem tem no planeta.

2- Procurar diminuir o uso de sacolas plásticas, apagarem as luzes e desligar os aparelhos elétricos quando não estiverem em uso.

3- Repassando o email para que tenham consciência de sua pegada e promovendo gincanas com fins ecológicos.

4- Nunca havia parado para pensar no assunto, mas agora sei que uma pessoa que mude seu hábito faz toda a diferença para o planeta.

5- Usando os sites de relacionamento promovendo e divulgando sites como o da pegada ecológica.

6- O lixo e o esgoto jogado nos rios, mares e oceanos.

7- Os carros, os esgotos e gases usados em geladeiras e outros.

8- Provocam doenças pulmonares e intoxicações alimentares.

9- Usando para adubo de plantas e alimento para animais.E/ou no caso do óleo doar para pessoas que fazem sabão

Neilane disse...

Neilane C.F. 2 ano B
1- 3 planetas, acho que isso foi muito importante, pois, eu nao me preocupava muito com essas coisas... Eu percebi que preciso mudar meus hábitos, pois, da maneira que eu estou indo, estou destuindo o planeta terra.

2- Apagar as luzes, e ligar somente quando eu estiver realmente precisando, desligar os aparelhos eltronicos e eletrodomésticos, diminuir as sacolas plásticas, passar a comprar produtos que sâo reciclavéis, entre outros.

3- Eu acho interessante, nós deveriamos fazer algumas coisas diferentes como, palestras, algumas gincanas, anúncios, em fim, informando as pessoas de algum modo.

4- na verdade, eu nao me preocupava muito com o planeta, mais depois que eu calculei a minha pegada ecológica eu percebi como o planeta era importante, eu dei conta de que aquelas pequenas coisas que eu achava uma besteira, poderia ajudar muito o nosso planeta.

5- Acho que no orkut, msn, email, em sites de relacionamentos, entre vários outros tipos de blogs.

6- Os desmatamentos, uso extremo, ou seja, o exageiro de sacolas plásticas, lixos em lugares inadequados, poluiçâo dos mares e rios, os esgotos nâo tratados adequadamente, as queimadas das florestas.

7- Os vários tipos de automóveis, indústrias, empresas, escolas, hospitais, produtos químicos e inflamáveis.

8- Doenças respiratórias, pulmonares, intoxicaçâo alimentar, alergias, problemas de pele ou cancer.

9- Os restos de comida como adubos para asa plantas e alimentos para os animais, em vez de jogar o óleo na pia, utilizar para fazer sabâo, nao jogar água fora e ultiliza-lo para lavar o terrero por exemplo.

Anônimo disse...

JULIANA 2 ANO B. 1-3 planetas,eu achei que devo mudar as minhas atitudes,não me preocupar só com os preços dos produtos mas sim o que eu posso mudar para ajuldar o planeta.E devo mudar os meus hábitos pois com a pegada ecólogica eu pude perceber que eu quase não ajudo o planeta.

2-Desliguar as luzes quando não estiver ninguém no local.
Passar a me preoculpar com a separação do lixo.
Comprar os produtos que são reciclavéis.

3-Eu acho bom informar as pessoas,pois talvez ela estar acabando com o planeta sem saber.Informar as pessoas,fazendo campanhas;palestras.

4-Antes de fazer o teste da pegada ecológica eu não me preocupava muito com o planeta,por exemplo eu não me preocupava em fazer sepação de produtos reciclavéis,não apagava as luzes quando eu ia voltar ao local.Nunca tinha parado para pensar nos danos que eu estava causando para o ambiente.

5-Orkut,msn,e-mail,e entre outros.

6-O exagero de sacolas plásticas,o desmatamento,lixos em lugares inadequados,as queimadas.

7-Indústrias,empresas,hospitais,escolas,produtos químicos,carros.

8-Poluição do ar,doenças respiratórias,alérgia,doenças pulmonares.

9-Reutilizar o oléo fazendo sabão,adulbo,reutilizar a água que você lavou roupa para lavar terreiro.

Anônimo disse...

Tamiris Silva 2ºB

1)3 planetas, o resultado do teste me fez repensar nas minhas atitudes e o que elas causam no meio ambiente.

2)evitar o consumo de produtos industrializados e carne, evitar substituir aparelhos de alta tecnologia sem necessidade e apagar as luzes.

3)fazendo a divulgação do site em escolas,locais de trabalho,nas redes sociais, mostrando a elas a importância de se fazer a pegada ecológica para que cada um tenha consciência de seus atos para que possam tomar atitudes que mudem essa situação.

4)sinceramente nunca pensei no assunto, mas olhando como um todo, cada ação não pensada, podem causar impactos na natureza muito grandes e suas conseqüências maiores ainda.

5)usando redes sociais como orkut,msn, facebook para fazer a divulgação do site, pedindo que repassem ao maior números de pessoas assim será possível que cada um possa fazer sua pegada para começar a tomar atitudes que contribuam para a preservação da natureza.

6)poluição de carros e indústrias,esgotos jogados a céu aberto, produção em excesso de lixo e mal reaproveitado e queimadas em florestas.

7) agrotóxicos,esgotos,queima de lixo a céu aberto e resíduos químicos jogados em rios, lagos e mares.

8)nos mares,morte de animais pela ingestão indevida de produtos e alimentos contaminados, no ser humano uso excessivo de agrotóxico em plantações causando intoxicação alimentar e problemas respiratórios causado pela inalação do ar poluído.

9)reutilizando garrafas plásticas,
fazendo das sobras de alimentos, adubo para plantações,e doar qualquer tipo de material reaproveitável para usinas de reciclagem.

Felipe S.A. 2ºB disse...

1-2 planetas.

2-acho que economizando água e luz será o primeiro passo para diminuir minha pegada ecológica.

3-anunciando em sites e e-mail.

4-eu não havia pensado nisso, tenho que mudar meu estilo de vida, ou as próximas gerações que irão sofrer com o aquecimento global.

5- Em todos os sites de relacionamentos.

6-Desmatamento ilegal, lixo nos rios, lixo nas ruas, etc...

7-As usinas nucleares.

8-Vários tipos de doenças.

9-Separar o que é reciclável, o que for orgânico, usar como adubo em plantas.

Alexsandra Gomes Gonçalves2B disse...

1-2PLANETAS,acho que é muito e preciso mudar meus habitos porque nos mesmo vamos sofrer as concequencias. 2-Nao ficar muito tempo no banho e parar de jogar lixo no chao. 3-Quando eu ver alguem jogando lixo no chao irei pedir para ele jogar na lixeira. 4- AS vezes jogo papel no meio da rua e demoro no banho,e ja parei pra pençar e irei mudar esses maus habitos. 5-Fazer uma canpanha,encentivando as pessoas a nao poluior o meio ambiente. 6-Ouso de muitos crros ,o corte das arvores,lixo e etc... 7-Corte de arvores agrotoxicos,lixo e esgoto jogados nos rios etc... 8-Provocam terremotos ,chuvas fortes etc... e na saude das pessoas provocam varias doenças respiratoriasetc... 9-Fazer sabao com a gordura .

soniely marcela custodio2B disse...

1-3planetasa acho que se dependermos de mim estamos enrascados. 2-diminuir no meu gasto de energia. 3-sim,falando da importancia do nosso planeta. 4-são poucas as coisas que eu me preocupo em relaçao ao meio ambiente. 5-fazendo comentarios postando videos. 6-uso de sacolas plasticas. 7-sacolas,industrias e etc. 8-efeito estufa,terremotos e etc. 9-reciclagem.

Anônimo disse...

Tamiris Silva 2ºB

1)3 planetas, o resultado do teste me fez repensar nas minhas atitudes e como elas afetam o meio ambiente.

2)Evitar o consumo de produtos industrializados e carne, evitar substituir aparelhos de alta tecnologia sem necessidade e apagar as luzes

3)fazendo palestras em escolas e locais de trabalho, divulgando o site em casa na rua, para mostrar as pessoas a importância delas fazerem sua pegada e refletirem sobre o que as suas atitudes tem causado na natureza.

4)sinceramente, nunca havia pensado no assunto, mas olhando como um todo, qualquer atitude não pensada,pode causar danos muito grandes a natureza e suas conseqüências maiores ainda.

5)divulgando em redes sociais como orkut, msn, facebook, e-mail qualquer tipo de meio de comunicação onde se possa alcançar o maior número de pessoas para que possam ter a consciência da preservação da natureza e de seus recursos naturais.

6) produção excessiva de lixo e mal reaproveitamento, queimadas em florestas, desmatamento, esgoto a céu aberto,resíduos químicos jogados em rios lagos,mares e etc.

7)produtos químicos, lixo em excesso, carros, indústrias,e esgoto.

8)nos mares mortes de animais por ingestão indevida de objetos e alimentos contaminados, nas saúde das pessoas intoxicação alimentar por ingestão excessiva de alimentos com agrotóxicos e problemas respiratórios por inalação do ar poluido.

9) reaproveitando garrafas plásticas, fazendo de sobra de alimentos adubo para plantações, e doar qualquer tipo de material reaproveitavel para usinas de reciclagem.

Bruno Guilherme V.C 2 ANO B disse...

1-3planetas

2-devo agir e praticar minhas ações pensando no meio ambiente

3-boa idéia,mobilizaremos mais pessoas pegando cartazes ,mandando emails e conversando sobre o meio ambiente

4-a relação é que tudo que faço afeta o meio ambiente

5-mandar e-mails e criando um site interessante sobre o assunto

6-o desenvolvimento sustentável e o crescimento das cidades

7-as indústrias,os esgotos,os lixões ,os caros e o ser humano que não pensa no meio ambiente

8-prejudica o solo,a água o ar causando doenças nas pessoas

9-separando e reutilizando de forma que possam ter uma utilidade mais duradoura ou encaminha-los para a reciclagem

Jhony 2 ano b disse...

1-3planetas estou prejudicando muito o meu planeta;sim mudando meus hábitos é o primeiro passo para salvar o planeta

2-terei de viver pensando sempre no meio ambiente

3-é uma idéia boa,conversando,passando informações,trocando e-mails ,etc

4-tudo que faço sem pensar é uma conseqüência que afeta o planeta

5-criando um site com todas as informações necessárias

6-o crescimento de cidades poluição de rios,desmatamento e queimadas

7-indústrias,queimadas,veículos e esgotos

8-prejudica a natureza,o meio ambiente,causando doenças nas pessoas

9-separando reutilizando de forma correta,para serem mais duradouros

Unknown disse...

vandelucio 2 ano B
1-2 planetas,acho que tenho que economizar e reciclar.
2-produzir menos lixo e economizar energia.
3-conversando e recaomendando o e-mail da pegada ecologica.
4-sim ja prei para pensar sobre a minha vida no meio ambiente.
5-pedindo a todos asessar o site.
6-varias como a radiaçao do japao.
7-radiacao poluicao e desmatamento.
8-a principal e a radiacao.
9-recilagem juda muito ne.

Unknown disse...

Ray 2ºb
1-2 planetas, acho que estou esse teste me achou a ver que preciso mudar alguns hábitos.

2-Tenho que pensar no meio ambiente e não só no bolso.

3-É uma boa idéia, e pedir para as pessoas fazerem o teste e verem quantos mundos estão gastando.

4-Tudo o que faço prejudica o planeta.

5-Mandar e-mails informando o sobre o meio ambiente e passando o site.

6-Lixo jogado nos rios, a queima das florestas, a poluição urbana.

7-Os carros, as queimadas, industrias etc.

8-Doenças pulmonares, manchas na pele, intoxicação alimentar.

9-Separando para reciclagem, reutilizando o óleo para fazer sabão.

Daniel C. 2 ano b disse...

01- 2 planetas,muito bom,por que deu para mim parar e pensar como e o meu cotidiano,e que preciso mudar alguns hábitos meus.

02-prestando mais a atenção nas coisas que envolvem o meio ambiente e fazer o que e certo.

03-orientando elas sobre o que nós fazemos para ajudar o meio ambiente,e para cada um mudar as atitudes e fazer nossa parte.

04- Não.por que as vezes tenho preguiça de parar e fazer algo que vai ajudar o meio ambiente.

05-Fazendo comentários,blogs,vídeos,convites,comunidades e etc.

06- Esgoto, queimas de arvores,florestas,lixões e etc.

07- carros,cigarros,gases de geladeira e etc.

08- provocam doenças,e afetam a saúde das pessoas.

09- Reciclando-os,utilanzando para fazer objetos,e para a preparação de adubo.

daniela ferreira 2ano b disse...

01- 2 planetas,achei que foi demais um planeta já estava bom ,preciso mudar meus hábitos para ter um futuro melhor.
02- ser mais ecológico e pensar mais no futuro.
03- Acho ótimo,primeiro eu fazia minha parte para depois passar para as outras pessoas o correto.
04- Sim,uma relação boa.
05- Anuncios publicitários,palestras,campanhas e etc.
06- Lixo nas ruas,rios,queimadas ,lixões e etc.
07- lixos queimados a céu aberto,carros,incêndios e etc.
08- doenças,e podem provocar até a morte.
09- Reciclegem,fabricas de compostagem para adubo e etc.

Márcio A. 2°B disse...

01- 2 planetas, acho que sim pois se não mudar os hábitos o mundo irá acabar.
2- diminuir os gastos da energia e da água.
3- conversando com quem eu conheço e pedindo que colaborem.
4-não havia pensado, estou prejudicando e muito o meio ambiente tenho que mudar a partir de agora.
5-via e-mail.
6-O uso de veículos poluentes,fábricas, etc.
7-Os veículos.
8-Fazem aumentar o aquecimento global, e poluem o nosso ar.
9-Usando os restos de comida como adubos e reciclando o resto.

Poliane Cristina Ferreira 2b disse...

1- 2 terras,se eu usasse poucos produtos indústrializados o resultado seria melhor,os meus hábitos tem que ser mudados se eu quiser uma vida mais saudável e trarar menos impactos a natureza.
2-evitar alto consumo diário de proteínas(carne animal)de protutos indústrializados e de fast food;evitar trocas de eletrodomesticos sem necessidades.
3-seria muito bom pois redusiria muita coisa que pode causar impacto a natureza e adotaria um estilo de vida mais sustentável,fazer uma campanha com a idéia de cocientizar as pessoas a ter uma vida melhor.
04-os produtos impotados,embalados por os plasticos irem para o lixo acabam poluindo o meio ambiente e eu já pensei o que poderia poluir mas nunca pensei nos produtos que poderia poluir o meio ambiente.
05-criar um blog e divulgar que elas podem ter uma vida mais sustentavel.
06-o esgoto que cai nos rios,o lixo jogado no solo sem proteção e nos rios.
07- a poluição dos solo e da água,os lixos ,as queimadas e outros.
08-a poluição dos lençois freaticos,das águas que a natureza acaba se voltando contra nós,a saúde da humanidade fica frágil tendo doenças de qualquer tipo.
09-comprando produtos com a embalagem reciclagem,não usando sacolas plasticas.

Valéria 2ºB disse...

1-2 planetas,sim achei muito ruim, preciso mudar os meus hábitos porque o futuro pode ficar prejudicado.

2-Gastar menos agua e luz e não poluir o meio ambiente.

3-Escrever um e-mail para todos os meus amigos falando da importância de economizar.

4-Não tinha parado para pensar,tenho que mudar meus hábitos para ter uma boa relação com o meio ambiente.

5-Mandando mensagens em sites de relacionamento.

6-Os desmatamentos, a poluição dos carros e dos rios.

7-Os carros e os produtos químicos

8-Doenças e aumentam o aquecimento global.

9-Reciclando, e adubando com os restos de comida.

Natiely 2ºB disse...

1- 3 planetas, tenho que mudar meus hábitos, porque estou gastando muito.

2-Vou diminuir o máximo meus gastos.

3-Contar meus amigos a importância de economizar e pedir a eles para não poluir.

4-Uma relação ruim, ainda não tinha parado para pensar, mas agora tenho consciência de que posso melhorar isso.

5-mandando mensagens aos amigos usando o e-mail, orkut, msn, etc.

6-A poluição dos rios, das ruas, e o uso dos carros.

7-Os esgotos e as usinas.

8-Os vários tipos de doenças e a aceleração do aquecimento global.

9-Reciclando, fazendo novos produtos com os que não utilizamos.

Maxsuel 2ºB disse...

1- 2 planetas,tenho que me preocupar mais em economizar.

2-Diminuir os gastos exagerados.

3-Falar com meus amigos e familiares para que também diminuam seus gastos.

4-Não havia parado para pensar, é uma relação muito ruim.

5-Usando o msn e o orkut para mandar mensagens aos meus amigos mostrando a importância de gastar menos.

6-Os esgotos que poluem os rios, os carros que poluem o ar, e o excesso de lixo que polui o solo.

7-As usinas nucleares e os esgotos.

8-Aquecimento global e doenças.

9-Fazendo a reciclagem.

Shirley Rayane 2B* disse...

1- 3 planetas. Preciso mudar meus hábitos, pois com o teste pude ver o quanto algumas das minhas ações afetam o meio ambiente.

2- EVITAR PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS, ANDAR A PÉ OU DE BICICLETA, UTILIZAR TRANSPORTE COLETIVO, REDUZIR O CONSUMO DE PRODUTOS DESCARTAVEIS.

3- DIVULGANDO O QUANTO ALGUMAS DE NOSSAS ATITUDES SÃO PREJUDICIAIS AO MEIO EM QUE VIVEMOS, FAZENDO PALESTRAS, DISTRIBUINDO PANFLETOS.
O TESTE DA PEGADA É UMA FORMA DAS MELHORES FORMAS DE CONSCIENTIZAÇÃO, DAS NOSSAS ACÕES SOBRE O PLANETA TERRA.

4- ATÉ JÁ TINHA PENSADO NO ASSUNTO, MAS NÃO DE FORMA TÃO PROFUNDA... NÃO CHEGUEI A FAZER UAM REFLEXÃO SOBRE ISSO ANTES, MAS AGORA EU PERCEBI O QUANTO É IMPORTANTE REVER NOSSOS CONCEITOS E ATITUDES, POIS AS CONSEQUENCIAS DE ATITUDES IMPENSADAS FAZERÃO TODA DIFERENÇA NO FUTURO DO PLANETA.

5- POR MEIO DO ORKUT, MSN, FACE BOOK, BLOG, E QUALQUER OUTRO MEIO DE COMUNICAÇÃO DESDE QUE SEJA ACESSIVEL A UM ELEVADO NÚMERO DE PESSOAS, POIS QUANTO MAIOR A CONSCIENTIZAÇÃO MELHOR...

6- DESMATAMENTO E QUEIMADAS DE FLORESTAS, PRODUÇÃO EXCESSIVA DE LIXO E NÃO REAPROVEITAMENTO DE GRANDE PARTE DESTE, O DEPOSITO DE LIXO EM LIXÕES A CEU ABERTO.

7- FÁRICAS E INDUSTRIAS, CARROS, PRODUTOS QUIMICOS

8-ALÉM DE PREJUDICAR A SAÚDE, PODE IGUALMENTE REDUZIR A VISIBILIDADE, DIMINUIR A INTENSIDADE DA LUZ OU PROVOCAR ODORES DESAGRADÁVEIS. ESTA POLUIÇÃO CAUSA AINDA MAIS IMPACTES NO CAMPO AMBIENTAL, TENDO ACÇÃO DIRECTA NO AQUECIMENTO GLOBAL, SENDO RESPONSÁVEL POR DEGRADAÇÃO DE ECOSSISTEMAS E POTENCIADORA DE CHUVAS ÁCIDAS.

9- RECICLANDO, REAPROVEITANDO E REUTILIZANDO...