Escola Estadual Santa Maria
Candidatos:
Direção:Agnaldo Vieira Duarte
Vice-direção:Maria Margareth Teixeira Lage
Valéria Duarte Malta
Wálbia Procópio da Silva
PROCESSO DE ELEIÇÃO DE DIRETOR
PLANO DE AÇÃO
Santa Maria de Itabira - junho/2011
1 – INTRODUÇÃO
Conforme as normas previstas na resolução 1812 de 22 de março de 2011, republicada em 15 de abril de 2011 por conter incorreções, que orienta o processo de indicação para o cargo de diretor e a função de vice-diretor de Escola Estadual, nós, os professores Agnaldo, Margareth, Valéria e Wálbia formamos chapa pleiteando os cargos de direção e vice-direção da Escola Estadual Santa Maria.
Aceitamos o grande desafio de possibilitar aos educandos condições para que eles construam o seu conhecimento mostrando sempre que é possível fazer a diferença e ser a diferença.
Durante nossa gestão queremos mostrar que para ensinar e aprender não existe receita ou fórmula. Aprender e ensinar é algo que vem de dentro de cada um. Procuraremos mostrar isso através de nossas atitudes e ações do cotidiano.
Nossas perspectivas são muitas. Entretanto, o desafio se dará na forma de fazer acontecer. Procuraremos não repetir práticas que encaminhem respostas já dadas, que levem a uma simples reprodução daquilo que já foi produzido. Para tanto contaremos com a participação ativa, reflexiva e critica de todos os educadores e funcionários que como nós, almejam uma educação diferente e que realmente faça a diferença na vida de nossos alunos.
“A educação é sempre uma obra inacabada; há, a cada dia, muito a comemorar e muito mais a fazer.”
II – JUSTIFICATIVA.
A educação escolar mediante o ensino, a aprendizagem e outras práticas educativas, deve se apoiar na promoção de ações destinadas a assegurar a formação de cidadãos.
Ao assumirmos o cargo de direção e vice-direção da Escola Estadual Santa Maria, procuraremos investir em teorias e práticas do ensino que promovam a democracia, a vida, a justiça e a igualdade social, na intenção de construir uma escola democrática e participativa.
Buscaremos valorizar o saber pessoal de cada aluno acrescentando-lhes, através da escola, novos saberes e valores. Procuraremos trabalhar em parceria com a comunidade transformando a escola em espaço de construção e exercício da cidadania valorizando os seus aspectos físicos, humanos, sociais e culturais, peças importantes para o desenvolvimento da educação escolar.
III – REALIDADE ESCOLAR.
Em nosso dia a dia escolar, lidamos com situações diversas que desafiam nosso saber e nossa perseverança colocando em dúvida nossa capacidade de ensinar e aprender. Muitas são as alegrias de vitórias, conquistas e objetivos alcançados, porém grandes são os problemas apresentados diariamente confirmando uma realidade nacional.
Lidamos com situações que, apesar de comum no cenário nacional, nos levam a pensar em atitudes e soluções de âmbito local na intenção de melhorar a qualidade de ensino e levantar a auto-estima de alunos e professores dessa instituição escolar.
Nossos principais desafios são:
• Alto índice de evasão escolar,
• Indisciplina,
• Falta de motivação dos alunos,
• Falta de compromisso dos alunos para com as atividades e os eventos escolares;
• Alunos que apresentam defasagem em leitura, escrita e interpretação,
• Professores desestimulados e desmotivados,
• Grande ausência de funcionários durante o ano letivo (licença medica),
• Pequena participação familiar nas reuniões escolares e outros eventos.
• Problemas com a rede física da escola (falta de refeitório, quadra coberta, salas para professores e especialista, banheiros para funcionários, laboratório, sala de informática, etc.).
IV- OBJETIVOS GERAIS
• Trabalhar em prol de uma escola democrática, participativa buscando e possibilitando a formação de cidadãos críticos, conscientes e responsáveis.
• Criar condições para o cumprimento das metas apresentadas pelo PDE e para a resolução dos problemas detectados no presente e eventualmente surgidos.
• Buscar recursos para a efetivação de projetos que se fizerem necessários durante o nosso mandato.
V – OBJETIVOS ESPEÍFICOS
• Desenvolver projetos que envolvam maior integração entre escola, comunidade e família;
• Ampliar o conhecimento dos alunos através de projetos interdisciplinares;
• Despertar no aluno o gosto pelo estudo como fator de crescimento, auto-realização e melhoria de qualidade de vida;
• Desenvolver projetos pedagógicos que reforcem a ação do professor e sirvam de suporte no processo ensino-aprendizagem;
• Favorecer o encontro entre professores incentivando a troca de experiências, de materiais pedagógicos, a criação de critérios de avaliação adequados e coerentes com cada turma, a confecção de materiais e a produção de planejamentos bimestrais e anuais de acordo com o CBC;
• Incentivar e possibilitar a participação dos funcionários da escola em cursos de atualização e aperfeiçoamento;
• Incentivar e criar condições para o desenvolvimento de palestras, apresentações, cursos, eventos desportivos, seminários e outras atividades que envolvam alunos e comunidade escolar.
• Incentivar e despertar nos alunos o interesse e a vontade pela realização da Feira Cultural e Mostra do Conhecimento;
• Incentivar a participação dos alunos nas provas realizadas pela SEE (PAAE, PROEB, OBMEP).
• Incentivar e dar condições aos professores de realizar atividades de recuperação paralela e final para os alunos com defasagem de ensino;
• Buscar meios necessários para realização do PIP e outras atividades que promovam o reforço extra-classe e diminuam as dificuldades de aprendizagem dos alunos que apresentam necessidade de intervenção pedagógica.
VI- AÇÕES
• Promover periodicamente reuniões pedagógicas, de pais, de conselho de classe e de planejamento;
• Promover a participação dos especialistas em educação nas reuniões de planejamento entre os professores, no planejamento de reuniões pedagógicas, reuniões de conselho de classes, reuniões de pais e outras atividades;
• Auxiliar na realização de excursões, eventos desportivos, palestras, seminários e outros;
• Oferecer suporte técnico e pedagógico aos professores na realização do planejamento bimestral e anual, na confecção de material pedagogico, nas questões de indisciplina dos alunos e outras que se fizerem necessário;
• Orientar e auxiliar as bibliotecárias na organização da biblioteca tornando-a um espaço agradável e de busca constante para a realização de estudos, reuniões, trabalhos em grupo e pequenos eventos;
• Oferecer suporte pedagógico as bibliotecárias para que elas possam preparar atividades que sejam usadas com os alunos durante a ausência de professores;
• Buscar condições para aquisição de materiais paradidáticos como revistas, jornais, livros, internet incentivando e permitindo o seu uso como apoio a prática pedagógica e incentivo a prática de leitura;
• Criar um clima de parceria e respeito entre todos os segmentos do funcionalismo, oferecendo abertura para conversas e exposição de dificuldades bem como incentivo a ações e projetos que visam o desenvolvimento de um ambiente agradável na escola;
• Incentivar a participação dos membros do colegiado escolar envolvendo-os nas tomadas de decisões e promoções que envolvam a escola;
• Apresentar à comunidade escolar as normas disciplinares da escola, o calendário escolar e as decisões tomadas pelo colegiado, entre outros;
• Programar campanhas de preservação do material escolar, do espaço físico da escola, do mobiliário, dos utensílios de cozinha, do acervo bibliográfico, etc.
• Promover encontros sobre relacionamento humano, direitos e deveres do funcionalismo público;
• Oferecer apoio material e pedagógico para reformulação das aulas de Educação Física.
• Programar eventos educativos, festas e momentos de confraternização entre funcionários e alunos;
• Buscar meios para aquisição de material e equipamentos que sejam usados para enriquecer as aulas, facilitar o aprendizado dos alunos e tornar o ambiente escolar mais prazeroso.
3 comentários:
Achei excelente o plano e inovado.
O colegas,
Muito bom o Plano de ação de vocês. Na minha Unidade escolar todos querem que eu sai candidata. Dai estou buscando agregar essa nova situação então preciso de ideias e a de vocês é muito boa. Fiquei mais motivada porque o plano de vocês é um pensamento no papel.
Grande abraço
Profª Socorro Costa
Olá colega achei muito bacana seu plano de gestão . E fiquei solidária desejando saber o resultado da eleição aguardo resposta .Sucesso um grande abraço.
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