frase

Blog onde os pais, professores, psicopedagogos, supervisores escolares podem se identificar e buscar apoio e informação

Maiores informações:
vdmzip@hotmail.com / vdmzip@yahoo.com.br

domingo, 13 de setembro de 2009

O que e é TDAH - Déficit de Atenção?

O TDAH - Déficit de Atenção é uma condição de base orgânica, que tem por principais características dificuldades em manter o foco da atenção, controle da impulsividade e a agitação - que é a hiperatividade. É também chamado de DDA, THDA, TDAHI, entre outras siglas.
O que significa “base orgânica”? Significa que, nos portadores do TDAH, há uma estrutura cerebral que não “trabalha” como seria esperado. Esta estrutura é chamada de lobo pré-frontal - é uma área do córtex cerebral localizada na parte da frente da cabeça, entre a testa e o meio do crânio. Esta área é formada por milhões de células cerebrais, chamadas neurônios. Quando o córtex pré-frontal tem seu funcionamento comprometido, a pessoa passa a enfrentar muitas dificuldades, entre elas problemas com concentração, memória, hiperatividade e impulsividade.
As imagens ao lado mostram alterações no cérebro de um portador de TDAH, comparado a um cérebro sem TDAH. Em descanso - sem a necessidade de concentração ou ativação cognitva, as alterações são pequenas - os “buracos” na imagem indicam áreas com menor metabolismo de glicose, ou seja, onde há hipofunção. Já quando a pessoa tenta concentrar-se, a hipofunção - e os déficits - são maiores.
A característica mais comum dos casos típicos de TDAH é a hipofunção do córtex pré-frontal. Hipofunção significa que uma quantidade grande de neurônios desta região pulsam mais devagar que o esperado. Mais sobre córtex pré-frontal e padrões de funcionamento de neurônios ...



O que são as siglas TDAH, DDA, TDAHI, ADD, TDA, THDA?
Todas estas siglas fazem referência ao problema da atenção. DDA significa Distúrbio de Déficit de Atenção. Como esta condição pode vir acompanhada de outros elementos, as siglas variam de acordo. Em inglês, os termos mais comuns são ADD and ADDH - Attention Deficit Disorder with Hiperactivity. Mais sobre o desenvolvimento histórico destas siglas...Se o TDAH tem base orgânica, só é possível tratar com remédio?
Até pouco tempo atrás se pensava assim. Atualmente é possível alterar os padrões de funcionamento cerebral através de uma tecnologia totalmente natural e não invasiva, chamada Neurofeedback. Com o neurofeedback é possível “ensinar” ao cérebro como funcionar da forma desejada.. Mais sobre Neurofeedback...

As causas do TDAH são exclusivamente orgânicas?
Deve-se lembrar sempre que a base orgânica - o funcionamento do cérebro - interfere sobre todas as coisas que fazemos - mas também sofre interferência direta do ambiente ao nosso redor e de nossos comportamentos. A intensidade dos sintomas do TDAH dependem diretamente da nossa história de vida familiar (famílias mais ou menos estruturadas, com regras claras, horários, organização, etc), de hábitos que aprendemos ao longo da vida (usar bem o tempo, manter as coisas organizadas) e do contexto ao nosso redor (onde estudamos, com quem moramos e trabalhamos).

A forma como o cérebro funciona é uma parte importante do problema de quem tem TDAH. Porém, uma pessoa é mais que seu cérebro. E até mesmo o cérebro pode ser mudado.

A busca pelo alívio dos sintomas do TDAH deve passar tanto pela base orgânica - com tratamentos específicos, usando medicação ou neurofeedback - quanto pelos aspectos comportamentais. Não basta ter um cérebro diferente - é preciso também agir de maneiras novas.


Déficit de Atenção, Hiperatividade e Impulsividade andam sempre juntos?

http://www.youtube.com/watch?v=iTx8D6QDQJY&feature=related

É importante notar que a hiperatividade e a impulsividade podem acompanhar o TDAH - Déficit de Atenção, mas isto não é obrigatório. Há pelo menos três tipos amplamente aceitos de TDAH, em função da presença ou não da hiperatividade e impulsividade. Mais sobre os tipos de TDAH - Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade

Nenhum comentário: