frase

Blog onde os pais, professores, psicopedagogos, supervisores escolares podem se identificar e buscar apoio e informação

Maiores informações:
vdmzip@hotmail.com / vdmzip@yahoo.com.br

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

ORTOPTIA O QUE É????o que ela tem haver com a aprendizagem?


Hoje estou falando sobre a ortoptia pois acho necessário dividir isso com as pessoas.È uma disturbio de visão muito pouco difundido mas casos é que não fatam.....Descobri quando o meu filho tinha 5 anos.Dê uma olhda






A Ortóptica é a área de saúde que trata dos distúrbios da visão identificando, qualificando e quantificando as anomalias da visão e da mortilidade ocular como estrabismos, distúrbios de leitura que causam sintomas como cansaço visual, embaçamento, embaralhamento, ardor, lacrimejamento, visão dupla, fotofobia, enjôos, dores de cabeça alterações sensoriais como estereopsia (redução da visão de profundidade) e ambliopsia (baixa da acuidade visual de um ou ambos os olhos).



Todos estes sintomas levam o aluno a um baixo rendimento escolar por não conseguir acompanhar o ritmo de estudo. Por sentirem um grande cansaço visual, são muitas vezes taxados de preguiçosos.


Ao perceber alguns destes sintomas os professores devem comunicar aos pais e solicitar primeiramente uma consulta ao oftalmologista. Caso o oftalmologista perceba a baixa visão em um ou nos dois olhos e sintomas ligados ao esforço visual que não desaparecem mesmo usando óculos ou lentes

3 comentários:

Unknown disse...

Primeiramente eu gostaria de parabenizar a educadora Valéria Duarte pela iniciativa! O mundo está evoluindo juntamente com os avanços tecnológicos. Enquadrar os alunos nessa "era" é de garnde valia para os mesmos. Na internet há inúmeras opções e agora temos à disposição este blog educativo. Os assuntos aqui abordados são de suma importância. Achei interessantíssimo abordar o assunto da ortopia, que é muito negligenciado pela maioria das pessoas, por elas não a conhecerem, não saberem de seus sintomas e, portanto não a diagnosticam. Quanto aos slides, transmitem a sensação de paz e o pôr-do-sol representa a esperança, neste caso, esperança na educação. As reportagens trazem assuntos atuais, e foi muito importante ressaltar a má remuneração dos professores da rede pública. Enfim, o blog pode ser um dos primeiros passos para a melhoria do ensino público, principalmente em Língua Portuguesa.

Assinado: Aline Moraes Guerra, aluna do 2ºA, da Escola Estadual "Santa Maria".

Camilla Lage disse...

Achei interessante o blog criado por Valéria, a iniciativa que ela teve é dificil de encontrar.E o blog é muito interessante, pois, ele nus passa assuntos atuais e interessantes, alem de tudo tem a ver com as pessoas que convivemos no nosso dia-dia.
Muito Legal...

Ass:Pedro Fernandes, Hugo Henrique, Carlos Claudio, alunos do 2ºA, da Escola Estadual "Santa Maria"

Unknown disse...

Eu parabenizo Valeria por ter criado esse blog com esse assnto que poucos de nos sabemos. Onde tem muitas coisas interesantes que podemos usufluir disso.

Parabens valeria!!

Bjooss² !