As mudanças que o mundo contemporâneo vem sofrendo em diversos setores produtivos da sociedade, inclusive na educação, são provocadas pelos os avanços tecnológicos. As tecnologias da comunicação e da informação - TICs aparecem como as principais responsáveis por este processo de mudança, que é irreversível, e tende a acelerar a cada dia.
Os professores como profissionais responsáveis pela mediação da informação e da produção do conhecimento, desempenham papéis importantes na transformação dos indivíduos, de modo que possam estar preparados como cidadãos para pleitearem uma oportunidade de trabalho em um mercado competitivo e exigente.
Para que os professores possam contribuir cada vez mais na formação do cidadão, é necessário que busquem novos conhecimentos através de continuas capacitações para que estejam sintonizados com os acontecimentos ocorridos no mundo. De acordo com o PROINFO (Diretrizes, 1997, p.7) , a capacitação de professores para o uso das novas tecnologias de informação e comunicação implica redimensionar o papel que o professor deverá desempenhar na formação do cidadão do século XXI.
A escola está inserida em um “novo” mundo onde as mudanças ocorrem a cada segundo exigindo tomadas de decisões imediatas. Para isto, é necessário que a escola também esteja disposta a mudar, pois o papel transformador que exerce sobre o aluno é fundamental na constituição de um cidadão. É, de fato, um desafio à pedagogia tradicional , porque significa introduzir mudanças no processo de ensino-aprendizagem e, ainda, nos modos de estruturação e funcionamento da escola e de suas relações com a comunidade (PROINFO, Diretrizes, 1997, p.7) .
Os profissionais que desejarem permanecer exercendo um papel nesse processo de mudança deverão estar inseridos em um programa de qualificação continuada.
O perfil do trabalhador vem sofrendo alterações, e em pouco tempo a sobrevivência no mercado de trabalho dependerá da aquisição de novas qualificações profissionais. Cada vez mais se torna necessário que o trabalhador tenha conhecimentos atualizados, iniciativa, flexibilidade mental, atitude crítica, competência técnica, capacidade para criar novas soluções e para lidar com a quantidade crescente de novas informações, em novos formatos e com novas formas de acesso. (BRASIL,1998, p. 138).
O perfil do profissional contemporâneo ideal é a de assimilações de novos conceitos e de desenvolvimento de novas habilidades que são fundamentais para um mercado de trabalho exigente e competitivo. A formação de professores não escapa a esta lei: estes devem, como o restante da sociedade, levar em consideração a inovação; mais esta deve ser preparada por uma formação adequada .
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