Já está mais que provado que as crianças e jovens brasileiros usam internet, celular, videogame e TV mais para brincar do que para estudar Porém, o computador, o celular, o videogame e a até TV ainda são pouco usados com função educativa no Brasil e na América Latina. É o que mostrou a pesquisa A Geração Interativa na Ibero-América: Crianças e Adolescentes diante das Telas, realizada pelo programa EducaRede, da Fundação Telefônica.
A verdade é que grande parte dos professores não sabem como utilizar todas essas ferramentas na educação, já que esses recursos estão tão presentes na vida dos nossos jovens e beneficiaria muito a aprendizagem.
Muitos educadores se escondem ou se camuflam dizendo que nem todos os alunos tem condições a esses meios.Porém a realidade é que muitos educadores ainda não se adaptarão ao ritmo violento do crescimento das tecnologias.Isso porque sabemos que hoje todos tem acesso a internet seja em casa ou em diversas lan houses espalhadas pelo Brasil.Ao mesmo que devo lembrar que nem todos educadores tem acesso a internet, muito menos um computador e um correio eletrônico.
Percebe-se que os professores enxergam a educação principalmente para formar cidadãos conscientes (72,2%) e desenvolver a criatividade e o espírito crítico (60,5), Porém, no que diz respeito às práticas pedagógicas vivenciadas na maioria das escolas, ainda predominam modelos tradicionais, o que evidencia uma certa contradição entre o que se deseja e o que se realiza. Não é por acaso que uma das recomendações da pesquisa da Unesco é investir na valorização e na formação continuada dos professores.
É fundamental continuar a propor políticas educacionais que atinjam os docentes em larga escala e que promovam seu desenvolvimento profissional, instrumentalizado-os para construírem, na prática, aquilo que está claro na mente e no desejo de muitos.
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