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sexta-feira, 16 de abril de 2010

DISGRAFIA: discaligrafia e/ou perspectiva


A escrita disgráfica pode observar-se com traços pouco precisos e incontrolados. Há uma desorganização das letras, letras retocadas e “feias”. O espaço entre as linhas, palavras e letras são irregulares. Há uma desorganização do espaaço ocupado na folha e pode-se referir à problemas de orientação espacial.



Há falta de pressão com debilidade dos traços, ou traços demasiadamente forte o que causa cansaço e lentidão na hora da escrita. Além disso, devido a letra ilegível há dificuldades de entendimento na hora da leitura por parte dos alunos e professores.


Carcaterísticas:

- - Lentidão na escrita.

- - Letra ilegível.

- - Escrita desorganizada.

- - Traços irregulares: ou muito fortes que chegam a marcar o papel ou muito leves.
- - Desorganização geral na folha por não possuir orientação espacial.
- - Desorganização do texto, pois não observam a margem parando muito antes ou ultrapassando. Quando este último acontece, tende a amontoar letras na borda da folha.

- - Desorganização das letras: letras retocadas, hastes mal feitas, atrofiadas, omissão de letras, palavras, números, formas distorcidas, movimentos contrários à escrita (um S ao invés do 5 por exemplo).

- - Desorganização das formas: tamanho muito pequeno ou muito grande, escrita alongada ou comprida.

- - O espaço que dá entre as linhas, palavras e letras são irregulares.

- - Liga as letras de forma inadequada e com espaçamento irregular.

O disgráfico não apresenta características isoladas, mas um conjunto de algumas destas citadas acima.
Não recomendo usar caderno de caligrafia esse poderá sobrecarregar o punho podendo dar dores no braço indo até os ombros. É preciso intervenção fonoaudiológica! 

Tipos:

Podemos encontrar dois tipos de disgrafia:

- Disgrafia motora (discaligrafia): a criança consegue falar e ler, mas encontra dificuldades na coordenação motora fina para escrever as letras, palavras e números, ou seja, vê a figura gráfica, mas não consegue fazer os movimentos para escrever.

- Disgrafia perceptiva: não consegue fazer relação entre o sistema simbólico e as grafias que representam os sons, as palavras e frases. Possui as características da dislexia sendo que esta está associada à leitura e a disgrafia está associada à escrita.

Tratamento

É importante que se faça uma avaliação fonoaudiológica o quanto antes melhor evitando-se assim o fracasso escolar.

O tratamento requer uma estimulação lingüística global e um atendimento individualizado complementar à escola.



Os pais e professores devem evitar repreender a criança.
 
Reforçar o aluno de forma positiva sempre que conseguir realizar uma conquista.
 
Na avaliação escolar dar mais ênfase à expressão oral.



 
Evitar o uso de canetas vermelhas na correção dos cadernos e provas. 
 
Conscientizar o aluno de seu problema e ajudá-lo de forma positiva.





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