frase

Blog onde os pais, professores, psicopedagogos, supervisores escolares podem se identificar e buscar apoio e informação

Maiores informações:
vdmzip@hotmail.com / vdmzip@yahoo.com.br

domingo, 25 de outubro de 2009

Geração Interativa X Escola






Já está mais que provado que as crianças e jovens brasileiros usam internet, celular, videogame e TV mais para brincar do que para estudar Porém,  o computador, o celular, o  videogame e a até  TV ainda são pouco usados com função educativa no Brasil e na América Latina. É o que mostrou a pesquisa A Geração Interativa na Ibero-América: Crianças e Adolescentes diante das Telas, realizada pelo programa EducaRede, da Fundação Telefônica.
A verdade é que grande parte dos professores não sabem como utilizar todas essas ferramentas na educação, já que esses recursos  estão tão presentes na vida dos nossos jovens e beneficiaria muito a aprendizagem.
Muitos educadores se escondem ou se camuflam dizendo que nem todos os alunos tem condições a esses meios.Porém a realidade é que muitos educadores ainda não se adaptarão ao ritmo violento do crescimento das tecnologias.Isso porque  sabemos que hoje todos tem acesso a internet seja em casa ou em diversas lan houses espalhadas pelo Brasil.Ao mesmo que devo lembrar que nem todos educadores tem acesso a internet, muito menos um computador e um correio eletrônico.
Percebe-se que os  professores enxergam a educação principalmente para formar cidadãos conscientes (72,2%) e desenvolver a criatividade e o espírito crítico (60,5), Porém, no que diz respeito às práticas pedagógicas vivenciadas na maioria das escolas, ainda predominam modelos tradicionais, o que evidencia uma certa contradição entre o que se deseja e o que se realiza. Não é por acaso que uma das recomendações da pesquisa da Unesco é investir na valorização e na formação continuada dos professores.



É fundamental continuar a propor políticas educacionais que atinjam os docentes em larga escala e que promovam seu desenvolvimento profissional, instrumentalizado-os para construírem, na prática, aquilo que está claro na mente e no desejo de muitos.








Nenhum comentário: