frase

Blog onde os pais, professores, psicopedagogos, supervisores escolares podem se identificar e buscar apoio e informação

Maiores informações:
vdmzip@hotmail.com / vdmzip@yahoo.com.br

sábado, 24 de outubro de 2009

Quais os principais equívocos cometidos pelos professores em sala de aula?





São as supostas rotulações. Quando o professor olha para um determinado aluno e afirma que o mesmo é mais produtivo ou menos do que outro, ocorre uma rotulação de um determinado comportamento. 


É preciso que os professores entendam que todas as pessoas têm identidades e que, em determinadas situações, podem não apresentar um comportamento adequado. Por isso, não se pode julgar o comportamento dessa pessoa rotulando-a, pois o comportamento não adequado que ela apresentou foi apenas uma ação - o que não compromete a sua identidade. Entretanto, quando o professor diz que uma pessoa é limitada ou que tem dificuldade, ele está rotulando a identidade dela, o que impede que ela quebre esse estado. Então, a primeira coisa que deve ser feita é sempre ajudar as pessoas nas mudanças das ações que são comportamentos e trabalhar com a identidade de que todos os seres humanos são capazes de alcançar resultados. 


A diferença da mensagem que é passada para o outro pode ser uma alavanca de crescimento ou de derrota. O cuidado que o professor tem que ter com a comunicação é para que ela seja capaz de reconhecer as potencialidades do indivíduo e os ajudar a alcançar os seus resultados.

Estímulo da memória, capacidade de armazenamento de dados, múltiplas inteligências, estratégias mentais de sucesso…



Nenhum comentário: